Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA
Mauricio Ramos Lutz, Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente relato descreve as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2016 no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. Nesse projeto foram desenvolvidas oficinas temáticas para o curso Normal e para o Ensino Fundamental, em escolas parceiras, sobre diversos temas da disciplina de Matemática, como frações, razão e escala, matemática financeira, múltiplos e divisores, multiplicação e divisão, números inteiros e decimais, porcentagem, geometria plana e espacial. Tais oficinas, organizadas atendendo a quatro grandes eixos: jogos didáticos, mídias digitais, resolução de problemas e educação financeira, foram pensadas procurando-se usar metodologias que complementasse as ações de formação dos alunos das escolas parceiras, uma vez que se foram elaboradas sempre buscando usar exemplos práticos e ligados a realidade dos educandos, buscando a interação desse na construção do conhecimento.


Texto completo: Sem título