Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM BASE NUM CICLO INVESTIGATIVO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
REINALDO LIMA

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O objetivo deste artigo foi compreender as características do letramento estatístico que se manifestam em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) submetidos a uma abordagem de ensino de estatística com o uso de um ciclo investigativo. A investigação foi realizada com 14 alunos da 3ª Etapa do Ensino Fundamental da EJA de uma escola pública do interior do Estado do Pará. Percebeu-se que em vários momentos da realização do ciclo investigativo, a presença do Letramento Estatístico nas atitudes, nas discussões orais e nos registros dos alunos quando se viam frente à coleta e a interpretação dos dados. Portanto, os pressupostos do Ciclo Investigativo permitiram aos alunos o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a reflexão crítica e a capacidade de argumentação, tornando-os sujeitos mais críticos frente às representações tabulares e gráficas e ter um julgamento mais adequado das informações publicadas nas várias mídias.


Texto completo: PDF