Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes, Mauricio Ramos Lutz

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente relato descreve as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2016, na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular IV, do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. As ações foram realizadas em forma de oficina, planejada e aplicada por grupos de acadêmicos que abordaram conteúdos de Ensino Médio em escolas previamente escolhidas, empregando metodologias diferenciadas associadas ao uso de novas tecnologias. Foram desenvolvidas 4 oficinas que trabalharam os conteúdos de Funções (Afim e Quadrática) e Sistemas Lineares. As metodologias empregadas foram Investigação Matemática, Resolução de Problemas e História da Matemática e em relação as tecnologias foram usados os softwares GeoGebra, Winplot e o aplicativo de celular “f(x)”. A partir das oficinas pode-se ratificar a importância do uso de metodologias diferenciadas associadas ao uso de tecnologias e que isso propicia uma maior motivação e participação dos alunos em sala de aula.

Texto completo: PDF