Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS
Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Com este artigo pretende-se discutir como a metodologia de resolução de problemas pode ser utilizada para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de funções exponenciais. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão na literatura, destacando quais as principais dificuldades encontradas pelos estudantes quanto ao aprendizado da Álgebra, bem como suas relações com funções. Na sequência são discutidos os benefícios de uma metodologia voltada à resolução de problemas como alternativa às dificuldades citadas inicialmente e, por fim, a proposta de uma atividade. Tal proposta destina-se a uma turma de 1ª série do Ensino Médio e visa determinar uma função exponencial que descreva o fenômeno do resfriamento de um líquido, a partir da coleta experimental de dados com o auxílio de um termômetro. Espera-se com essa discussão contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, no que se refere à funções exponenciais, utilizando a metodologia da resolução de problemas como alternativa.


Texto completo: PDF