Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
Mirian Ferreira Brito, Erinaldo Ferreira Nascimento

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Os livros didáticos se consolidam como importantes auxiliares no ensino dos conteúdos em todas as áreas de conhecimentos e etapas da educação, inclusive para a matemática dos anos finais do ensino fundamental. Nesses livros podemos ver os conteúdos de geometria e em muitos deles, a sua articulação com outras áreas de conhecimentos ou outros conteúdos da própria matemática. A visualização, entretanto, não significa que ocorreram acentuadas mudanças na estruturação dos conteúdos dentre os conteúdos de matemática nas últimas décadas. Observamos atualmente abordagens semelhantes em várias edições de livros didáticos de matemática. Isso nos levou a constituir algumas indagações sobre a real existência de mudanças na estruturação dos conteúdos geométricos nos livros de matemática publicados nas últimas décadas do século XX. E ainda, nos levou a pensar na possibilidade de alguma relação entre essa estruturação e as intenções do Movimento da Matemática Moderna. Neste sentido, procuramos por meio de uma pesquisa qualitativa verificar como foram estruturados os conteúdos de geometria em livros didáticos de matemática publicados nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e sua relação com os propósitos da Matemática Moderna. Desta maneira, escolhemos livros didáticos de diferentes épocas, para verificar se são verdadeiras as nossas indagações. Esperamos diante da pesquisa, fazer um levantamento da estruturação dos conteúdos geométricos nos livros didáticos de matemática e verificar se houve mudanças significativas naquele período.

Texto completo: PDF