Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas.
Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto

Última alteração: 18-09-2017

Resumo


Neste artigo busca-se apresentar uma pesquisa realizada com enfoque didático-pedagógico em atividades multiplicativas com base na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, usando na elaboração/resolução representação semiótica de Duval, na forma de registros em linguagens natural e numérica, com o objetivo de analisar a compreensão pelas professoras do quinto ano da Educação Básica do uso didático destas Teorias na operacionalização das transformações desses registros semióticos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada numa escola municipal da cidade de Raposa/MA, desenvolvida em Sessões Reflexivas da Teoria de Vergnaud, sendo uma destinada às reflexões teóricas com fundamentos na teoria vergnausiana e as demais destinadas à elaboração/resolução de atividades matemáticas, usando-se registros semióticos. Constatou-se que as professoras tiveram compreensão de todas as classes pertencentes à categoria de Isomorfismo de Medidas assim como da elaboração/resolução, usando registros semióticos, com predominância da multiplicação; no entanto, em alguns casos de divisão, a elaboração/resolução não se tornava clara, podendo ensejar erros de interpretação de enunciado. Constatou-se, também, que elas reconheceram que a metodologia usada permite usar diferentes registros para a elaboração/resolução da mesma atividade, o que contribui pedagogicamente para a aprendizagem das matemáticas.

Texto completo: PDF