Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A OBMEP CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO
Rejane Zancanaro, Anderson de Abreu Bortoletti

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


Este trabalho apresenta a primeira participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015, bem como os resultados e as consequências disso, percebidos no cotidiano escolar. Aqui, buscamos problematizar os seguintes questionamentos: “É viável uma escola da rede pública municipal de Porto Alegre, participar da OBMEP, de forma competitiva? Quais os ganhos que essa participação traria para escola?” Em alguns anos, chegou-se a discutir a inscrição da escola na competição e optou-se por não participar pela crença de que os estudantes não conseguiriam resolver boa parte das questões e que isso traria frustração aos mesmos. Em 2015, o grupo de professores de Matemática decidiu pela participação na olimpíada. Respeitando os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e os autores da educação matemática, Polya (1978) e Allevato & Onuchic (2009), trabalhamos com a metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática e oficinas. Como resultado de nossa participação, tivemos um aluno premiado com Menção Honrosa em 2015, no nível 1. Já em 2016, foram dois estudantes com o mesmo resultado, mas no nível 2 .

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