Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PROJETO DE EXTENSÃO E A DIVERSIDADE: A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este pôster apresenta alguns resultados do projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu, sob o título “Conhecendo a Matemática por meio de atividades lúdicas”, cujo objetivo é desenvolver conteúdos de Matemática voltados para o 8º e 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Campo Pedro Américo da cidade de Serranópolis do Iguaçu, Pr. As ações educativas do projeto envolvem a utilização de jogos, dinâmicas, entre outros, de maneira a favorecer o pensar dos alunos sobre o conteúdo explorado e a escolha que fazem para resolver alguma situação problema, desenvolvendo neles a tomada de decisão e a interação social.  Este acontece em contra turno e é composto por um docente do curso de Licenciatura em Matemática (coordenadora), duas professores da educação básica (uma pedagoga e uma professora de Matemática), 12 alunos do 8º ano e 7 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Dentre os alunos, dois possuem deficiência visual, um cego e um com baixa visão. Ambos os alunos têm mostrado no desenvolvimento das atividades habilidades e competências, juntamente com a participação de colegas visto que as atividades são realizadas em grupos, e costumam sempre dar um encaminhamento de solução. Contudo, quando as atividades são de interação social, o aluno que possui baixa visão, devido à sua grande timidez, quase sempre se recusa a participar. Percebe-se neste movimento de formação que ocorre durante o projeto, que o desafio de planejar ações e atividades que favoreçam a inclusão no processo de conhecer a matemática através do lúdico tem beneficiado a todos, pois evidencia-se que a participação deles melhora a prática docente, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunos.

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