Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações”
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato tem o intuito de apresentar uma pesquisa relacionada à produção de vídeos com conteúdos matemáticos, desenvolvida em três escolas da cidade de Blumenau (SC). Neste artigo apresento alguns teóricos que embasam a discussão do uso de vídeos em sala de aula (FERRÉS, 1996; MORAN, 1995), bem como a questão da multimodalidade nos vídeos e a potencialidade da produção do conhecimento na junção de um coletivo formado por seres humanos e as mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005). Neste trabalho serão relatadas as cinco etapas de produção dos vídeos na escola: apresentação da proposta, elaboração do roteiro, gravação das cenas, edição das imagens e divulgação do vídeo. Para exemplificar as etapas serão apresentadas as discussões do grupo “Classificação de Frações” em cada uma dessas etapas. Ao final, faz-se uma discussão desse vídeo a respeito de suas características multimodais e discutem-se as potencialidades desse vídeo na produção do conhecimento matemático.

Texto completo: PDF