Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O ensino da tabuada é ainda assunto controverso. Há um senso comum sobre seu ensino estar ligado a "decoreba" e, por outro lado, pesquisas mostrando que é possível ensiná-la por diferentes meios, que não aqueles ligados ao "saber de cor", mas sim compreendendo as relações existentes na tabuada. Com isso, o presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada com alunos do curso de Pedagogia, na disciplina Matemática: conteúdos e seu ensino, sobre o ensino da tabuada no Ensino Fundamental I. A atividade desenvolvida possibilitou a construção de tabuadas relacionadas à realidade desses alunos, os quais perceberam que elas  nem sempre são "do 1 ao 10", podendo ser do R$ 0, 10 (tabuada do xerox) e/ou do R$ 3, 50 (tabuada da passagem de ônibus). Desta maneira, decorar passou a não ser visto como uma metodologia, e sim como uma consequência de situações que são decorrente do dia a dia.


Texto completo: PDF