Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A FÍSICA EXPERIMENTAL NOS CURSOS DE FÍSICA A DISTÂNCIA
Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Ney David Veloso

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A matemática é o caminho para várias áreas da ciência. Nesta visão, percebe-se uma grande relação da matemática com a física, ao estudar os currículos do curso de licenciatura em física a distância. Sendo assim, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais são os conteúdos estudados na matemática, que relacionam com as disciplinas de física em atividades experimentais? Diante deste questionamento, este trabalho tem o objetivo de apresentar a relação dos conteúdos da matemática com as disciplinas de física experimental que são estudadas nos cursos de licenciatura em física a distância no Brasil. Com a colaboração de onze instituições que enviaram o Projeto Pedagógico Curricular – PPC do curso de licenciatura de física a distância, distribuídas nas quatro regiões do Brasil, foi analisado suas respectivas ementas e sua relação com as disciplinas de física experimental. Com a metodologia qualitativa bibliográfica, foi feito a análise de conteúdo das disciplinas de matemática que pudessem serem evidenciadas nestes currículos dos cursos de física a distância. Com base nos resultados adquiridos, pontua-se em forma de tabela as disciplinas da matemática que são estudadas no curso, como também, a relação que estas disciplinas tem com as disciplinas de física em atividades experimentais. Considera-se que as disciplinas que são evidenciadas nestes currículos, têm uma importância para a compreensão do conteúdo estudado e explorado nas disciplinas de física experimental.

PALAVRAS-CHAVE: Conteúdos de Matemática. Currículo de Física. Disciplinas Experimentais.


Texto completo: PDF