Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Práticas de leitura e de escrita no ensino de Matemática
Ana Paula Krein MUller, Silvana Martins

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Nesta comunicação, está sendo apresentada uma pesquisa de caráter qualitativo que buscou investigar a influência de práticas de leitura e de escrita como facilitadoras nos processos de compreensão, interpretação e resolução de problemas matemáticos. A proposta foi desenvolvida com oito alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, tendo, como fundamentos teóricos, as ideias de Dante (2009) que explicita que uma das dificuldades enfrentadas pelos estudantes na resolução de problemas está relacionada à interpretação dos enunciados. Igualmente, foram utilizados os conceitos de Smole e Diniz (2001), que destacam a importância de incentivar o trabalho com leitura de enunciados, assim como a formulação destes, para poder explorar a escrita durante as aulas de Matemática. No decorrer do desenvolvimento desta prática pedagógica, foram explorados textos matemáticos, curiosidades, desafios com enunciados de problemas e a elaboração de problemas. Procurou-se incentivar os alunos a utilizarem diferentes estratégias de resolução de problemas, além de abordar a utilização dos passos de compreensão e interpretação para elaboração de uma forma de resolução, executando um plano e conferindo o resultado final. Os instrumentos de coleta de dados utilizados, foram o diário de campo da pesquisadora, o caderno individual dos alunos, a entrevista semiestruturada e filmagens. Como resultados, destaca-se a dificuldade enfrentada pelos alunos para interpretar enunciados e a percepção de que, envolvendo a leitura e a escrita durante as aulas de Matemática, conseguiu-se auxiliar os estudantes a obterem êxito na resolução dos problemas propostos.


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