Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A MONITORIA DE CÁLCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENGENHARIA
Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima, Thaísa Jacintho Müller

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior que está sendo realizada em nível de doutorado, na qual visamos compreender o desenvolvimento das monitorias de cálculo. A faceta aqui apresentada se relaciona à possibilidade da monitoria contribuir na formação do futuro professor do ensino superior, em um contexto de vivência de experiência docente. Partimos de uma leitura analítica do referencial teórico considerado, avançando na sequência para a coleta de dados, que foram analisados a partir da análise textual discursiva. Em um futuro próximo, os dados elencados neste trabalho serão ampliados e incorporados a outros elementos tais como a aprendizagem e as relações sociais estabelecidas ente os pares. Como principais resultados preliminares indicamos que a monitoria pode se constituir em um espaço de formação para o futuro professor de engenharia, sendo uma oportunidade de vivência de experiências docentes.

Texto completo: PDF