Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O JOGO E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Catia Pereira da Rosa-Vizentin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo circunscreve no campo da Educação Matemática e consiste em um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Noções de tratamento da informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental”. Justifica-se pela necessidade de refletir sobre os aspectos referentes à utilização de jogos no âmbito educativo, assim como sobre suas contribuições para o ensino de conteúdos matemáticos. O objetivo principal foi verificar se a utilização deste recurso contribui para o processo ensino-aprendizagem dos conteúdos pertencentes ao bloco tratamento da informação, nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, tendo como método um estudo de caso, investigando alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em situações de aplicação de jogos matemáticos. A análise dos dados embasou-se nas concepções da Teoria histórico-cultural e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, juntamente com as considerações de autores que discorrem acerca dos temas jogos e sobre tratamento da informação. Como resultado, podem-se perceber principalmente dois momentos inter-relacionados em que ocorreram importantes aprendizagens. Primeiramente, da análise das situações de jogo desenvolvidas destaca-se a relevância da interação como fator considerável no processo ensino-aprendizagem. Posteriormente, analisando a produção dos registros referentes ao jogo evidencia-se a existência de diversas capacidades que puderam ser desenvolvidas ou aprimoradas, por meio da construção de registros de representações. Considera-se que a utilização de jogos auxilia no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos referentes ao bloco tratamento da informação, além de contribuir para o desenvolvimento de capacidades de compreensão das representações matemáticas.

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