Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Resumo: Neste artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo identificar como os professores compreendem a possibilidade de promover uma Educação Financeira Crítica em sua prática de ensino. A investigação ocorreu a partir de um processo de formação continuada realizado com um grupo de professores que atuam na educação infantil e anos iniciais em uma Escola Municipal da região oeste de Santa Catarina. O presente trabalho tem como foco as mudanças na ação pedagógica dos professores ao desenvolverem projetos com o tema Educação Financeira, na perspectiva de Cenários para Investigação. A pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa, inspirada na pesquisa-ação participante. O estudo desenvolvido e os fios teóricos utilizados no trabalho nos indicaram algumas dificuldades apresentadas pelos professores para estruturar um Ambiente de Aprendizagem em Cenário para Investigação, bem como, foram identificadas mudanças significativas na ação pedagógica dos professores, como a compreensão sobre a possibilidade de desenvolver projetos priorizando temáticas de interesse dos alunos, buscando por novas aprendizagens, novas metodologias, novas oportunidades e novas perspectivas dialógicas.

Palavras Chaves: Projetos Educativos. Formação continuada de professores. Cenários para Investigação. Ação Pedagógica.


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