Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Colaborar para que os processos de ensinar e de aprender matemática sejam mais significativos para quem ensina e para quem aprende, é o foco do presente trabalho. Destaca-se a importância da formalidade da linguagem matemática, de suas demonstrações e de seus conceitos. O uso de atividades lúdicas pode ser uma estratégia que o professor utilize no intuito de aprimorar a conexão dos conteúdos com o contexto dos alunos propiciando assim maior percepção da relevância ou não dos mesmos.  Relata-se uma ação realizada pelo grupo de acadêmicos e professores extensionistas do Projeto Formação Continuada de Professores de Matemática que faz parte do Programa de Extensão Integração da Universidade com a Educação Básica da Universidade de Passo Fundo a respeito dos processos de ensinar e de aprender equações de primeiro grau. As atividades envolveram professores e alunos de matemática da Educação Básica. Serão apresentadas constatações feitas pelo grupo sobre o estudo de equações do primeiro grau e posteriormente uma proposta de sequenciamento didático pedagógico para o estudo de tal assunto, que foram organizados e aplicados e que aqui serão propostos em forma de minicurso.

Texto completo: PDF