Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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Possíveis articulações e contribuições da plataforma Moodle para a formação de professores de Matemática.
Liliane Oliveira Souza

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Diante o crescimento exponencial da tecnologia nas atividades cotidianas, cabe aos professores vislumbrarem a possibilidade de envolvê-las em suas aulas. Com etapas da pesquisa participante, esta investigação traz o estudo de uma proposta de formação de professores referente ao uso das TIC no ensino de matemática, no formato presencial e virtual. Participaram da pesquisa alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina. A proposta de formação pautada no uso das TIC nas aulas de Matemática foi desenvolvida na disciplina de Mídias Digitais em Educação Matemática (anual e presencial), ministrada pela professora-pesquisadora. Foi usado um espaço formativo de discussão complementar a disciplina de Mídias Digitais em Educação Matemática, o Modular Object Oriented Dynamic Learning (Moodle). O Moodle foi utilizado pela professora para a realização de trabalho complementar a disciplina e é um sistema destinado à comunicação online disponibilizado pela Universidade tendo como objetivo auxiliar educadores na criação de cursos online (BENITE, 2001). Estes Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (SGA) também são denominados Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). De acordo com Sartori e Roesler (2004) os AVA são considerados instrumentos de comunicação entre professores e alunos, permitem acesso aos conteúdos e estão em consonância com as características da cibercultura. Os momentos de discussões teóricas e práticas presenciais da disciplina e no ambiente virtual, proporcionaram aos licenciandos condições de planejarem, elaborarem e aplicarem um objeto virtual de aprendizagem (OVA) nas escolas campo da Cidade de Goiás, Go. Logo, o objetivo deste é ressaltar a contribuição da plataforma Moodle como um ambiente formativo de discussão para o processo de formação inicial destes indivíduos. Este permitiu a realização de discussões e contribuições a partir de uma relação dialógica entre licenciando-licenciando e licenciando-professora formadora. A relação teoria-prática foi discutida nos fóruns permitindo assim que os sujeitos pesquisados estabelecessem relações entre as leituras realizadas e as discussões em sala de aula (teoria) com a elaboração do OVA e seu uso nas aulas (prática).


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