Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONTEXTUALIZANDO O CONTEÚDO DE ESCALAS COM O AUXÍLIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
Maiara Elis Lunkes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido por alunos do 7º ano de uma escola da rede estadual de SC, sob a orientação da professora de matemática, autora deste artigo, com a prerrogativa de trabalhar o conteúdo de Escalas de forma dinâmica e contextualizada, buscando facilitar a compreensão. Primeiramente a professora apresentou o conteúdo de forma sucinta, explicando que escalas são medidas utilizadas para representar alguma imagem proporcional ao seu tamanho original, podendo ser reduzida bem como ampliada, por exemplo: plantas de casas. Após solicitou-se que os alunos se juntassem em grupos e cada grupo ficou responsável por desenhar uma parte da escola em uma folha de ofício, retratando assim a planta da escola. Seguindo, solicitou-se que os mesmos realizassem a medição dos cômodos, para que através de uma escala fosse possível realizar uma maquete da escola com as medidas proporcionais as suas medidas originais. No decorrer do trabalho percebeu-se que os alunos estavam motivados pela busca do conhecimento e realizando as atividades. Sendo assim, atingiu-se o objetivo, visto que foi possível compreender melhor o conteúdo, além de ver a matemática de uma forma lúdica e aplicada em uma situação real e manipulável.

Texto completo: PDF