Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
DESIGN DE PROBLEMAS ABERTOS, CONTEXTUALIZADOS E COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste artigo apresentam-se os principais resultados obtidos com uma proposta de formação inicial, em que um grupo de licenciandos em Matemática realizou o Design de um problema aberto, contextualizado e com o uso de Tecnologias Digitais. Para obter o resultado almejado, o grupo precisou realizar etapas, que envolveram a constatação da necessidade, o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação do Design do problema. Por meio dessa experiência, os licenciandos tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de discutir e refletir, o que potencializou a produção de conhecimentos, no que se refere a aspectos matemáticos, metodológicos, tecnológicos e acerca da abordagem de temas de relevância social, bem como puderam apresentar e/ou desenvolver competências e habilidades profissionais.


Texto completo: PDF