Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A formação do homem através da matemática segundo Platão
Milena da Silva Fontana

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Platão, filósofo grego discípulo de Sócrates, não desenvolveu grandes teoremas matemáticos, mas foi um entusiasta divulgador e desenvolvedor da metodologia matemática, bem como, foi um precursor em demostrar a importância da matemática dentro de um projeto pedagógico de formação humana, estabelecendo a matemática como algo central no currículo, elemento que permaneceu como herança na cultura ocidental. Ele acreditava que a matemática, além de seu caráter instrumental, possui uma face formativa, na medida em que forma um modelo de homem que pensa racionalmente, ignorando os desejos corpóreos e opiniões, ao qual Nietzsche chamou de apolíneo. Esse homem futuramente se tornará governante da cidade ideal platônica, pois se formará, através da matemática e da filosofia, um homem correto, bom, justo e corajoso, que conhece o eterno e o imutável, pois aprendeu o inteligível. Neste trabalho será apresentada uma série de elementos que demonstram que em Platão a importância da matemática está em sua face formativa.


Texto completo: PDF