Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fabiana de Jesus Oliveira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Conhecer a prática utilizada em sala de aula pelos professores de Matemática do ensino superior é o tema do trabalho aqui apresentado. Propusemo-nos também a conceituar o “educar pela pesquisa” em sala de aula, contrapondo-o ao “ensino tradicional”, e estender esses conceitos ao ensino de Matemática. Esta investigação teve como sujeitos três professores de Matemática do ensino superior de uma instituição privada comunitária do município de Lages, Santa Catarina. Os resultados apresentados acerca do tema foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. A partir das conclusões que este trabalho possibilitou, é possível afirmar que educar pela pesquisa incentiva os educandos a consolidar seus conhecimentos por meio da pesquisa em sala de aula, permitindo que os mesmos reflitam sobre algumas questões que permeiam as atividades do dia a dia possibilitando a construção do conhecimento propedêutico e permitindo a atualização contínua das referências teóricas que utilizam em seus estudos, possibilitando ainda a transformação e o avanço do sujeito na produção do conhecimento. O educar pela pesquisa também mostra ser espaço de dissolução da dicotomia entre teoria e prática. Além disso, possibilita a aproximação entre a academia e a escola; e, como alternativa metodológica, contribui para dissolver o caráter fragmentário das disciplinas. Sendo assim, o educar pela pesquisa proporciona aos alunos momentos para falarem, discutirem, questionarem, criticarem, escreverem, argumentarem; enfim, momentos que propiciam o tornar-se autor, sujeito participativo, autônomo, responsável pela sua aprendizagem; reconstruindo, dessa forma, a sua realidade.

 

Palavras-Chaves: Educação matemática. Metodologia. Pesquisa. Formação docente. Educar pela pesquisa.

 


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