Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PORTFÓLIO SOMADO A JOGOS É IGUAL A FERRAMENTA OTIMIZADORA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
edislana alves barros andrade

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente estudo relata a construção de um portfólio como ferramenta para auxiliar o ensino da matemática. O trabalho foi realizado por quatorze acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Campus Paraiso do Tocantins. Segundo Anastasiou & Alves (2004), portfólio é uma coleção de atividades relacionadas a um objeto de estudo. O objetivo do portfólio construído pelos licenciados foi fazer uma reunião de jogos, associando assuntos da grade curricular do ensino médio às vivências dos alunos. Buscou-se aulas menos metódicas e mais dinâmicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa dada a seu caráter em investigar uma metodologia usada como estratégia para ensinar a disciplina de matemática, aconteceu dentro da sala de aula com aplicação de aulas pelos acadêmicos e os resultados analisados na visão dos licenciados e da professora responsável pela disciplina. Os acadêmicos ao término dos trabalhos definiram o portfólio como uma ferramenta que otimizará o processo de preparo das aulas em sua formação continuada como professores, onde as ideias agilizarão as aulas ministradas por eles. Por meio desse recurso foi possível constatar que o portfólio carrega grande contribuição para o processo de ensino da matemática uma vez que ele é construído pelo próprio aluno, evidenciando a criatividade e tornando o aprendizado atraente com a soma de jogos.

Palavras Chaves: Docência. Jogos. Metodologia. Portfólio. 


Texto completo: PDF