Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA NO ENSINO MÉDIO USANDO PLANILHA ELETRÔNICA
Gabriela Gimenes Pereira, Cristiana Andrade Poffal, Cinthya Maria Schneider Meneghetti

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar duas atividades envolvendo números complexos e funções com variável complexa. Os exercícios propostos utilizam o software GeoGebra e sua planilha eletrônica, explorando as transformações que as funções complexas realizam em regiões construídas no plano de Argand-Gauss. A ideia desta proposta se deve a pouca ênfase dada aos Números Complexos no Ensino Médio, apesar da grande aplicabilidade e importância destes números. As atividades têm o objetivo de trabalhar com conceitos básicos dos Números Complexos e, então, aprofundá-los introduzindo o conceito de função de variável complexa, seguida de suas transformações. Apresentam-se as atividades e se relata a aplicação em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual.


Texto completo: PDF