Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE ATIVIDADES INTERATIVAS SOBRE SEQUÊNCIAS COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Miriam Ferrazza Heck

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste trabalho, apresenta-se a análise do desenvolvimento e aplicação de um objeto de aprendizagem que foi elaborado considerando as necessidades e dificuldades detectadas no decorrer de uma pesquisa no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática- UNIFRA. Neste sentido, a fim de testar as possíveis potencialidades deste recurso tecnológico para a aprendizagem do conteúdo de sequências numéricas e as opções de registros de representação do conteúdo, selecionou-se uma turma de um dos cursos de Licenciatura em Matemática localizada na cidade de Santa Maria- RS, da disciplina de Análise Real, com oito acadêmicos, para aplicar o objeto de aprendizagem e obter suas opiniões sobre esse recurso. Após a aplicação das atividades interativas, os acadêmicos foram convidados a responder um questionário. Como resultado, identificou-se que a maioria dos licenciandos acredita que o registro figural é o mais adequado para compreender o conteúdo de sequências. Todos avaliaram positivamente o objeto de aprendizagem, ao mesmo tempo em que demonstraram interesse em fazer uso desse recurso em suas aulas.


Texto completo: PDF