Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA
Carla Marilla Caldeirani Lino, Zulind Luzmarina Freitas

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A utilização da História da Matemática é uma forma de melhorar o ensino da Matemática na Educação Básica, pois ela permite ver que problemas do dia a dia funcionam como meio para se desenvolver Matemática. Considerando a experiência vivenciada na escola, percebi que não é suficiente que o professor apenas conheça e domine o conteúdo a ser desenvolvido: há também a necessidade de conhecer a história desse conteúdo, ou seja, como ocorreu seu desenvolvimento histórico. A experiência em sala de aula, por meio de projetos e estágios me mostrou a desmotivação e a dificuldade dos alunos do Ensino Fundamental em relação ao aprendizado dos conceitos matemáticos, e em especial o Teorema de Pitágoras. Muitas são as dificuldades encontradas, tanto pelos professores quanto pelos alunos, em atividades que envolvam Geometria e em resolução de problemas que usam a relação

Texto completo: PDF