Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo.
Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Este artigo tem por objetivo fazer a identificação dos conceitos da geometria plana presentes em um patrimônio histórico de Belém do Pará, especificamente o Forte do Castelo, o qual foi realizado por quatro alunos do segundo semestre do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA-Campus Belém). Neste trabalho, abordaremos o contexto histórico do monumento que é o marco inicial da fundação da cidade, sob uma perspectiva matemática segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), visando contextualizar o ensino da matemática em sala de aula. A falta de contextualização da matemática nos motivou na elaboração deste artigo, a fim de trazer aproximação daquilo que se estuda nas escolas com a realidade dos alunos. Proporcionando uma metodologia de ensino concreta, didática, e eficaz por meio duma abordagem interdisciplinar relacionando a disciplina com os aspectos históricos, o contexto social e muitas curiosidades referente fundação da nossa cidade.

Palavras Chaves: Interdisciplinaridade. Metodologia. Matemática. História.


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