Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UTILIDADE DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A VISÃO DE PROFESSORES
Jean Martins de Arruda Santos, Anyla Laíse Santos, Valdir Bezerra dos Santos Júnior

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste estudo Investigamos a concepção dos professores a respeito do LEM na efetivação do ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e, ao mesmo tempo, para uma prática docente mais efetiva.  Utilizou-se entrevista  para coletar as concepções dos professores, pois objetivamosque os mesmos pudessem falar sobre a temática. Foram utilizadas cinco perguntas abertas no intuito de obtermos uma melhor caracterização das falas dos entrevistados. A análise das falas dos professores possibilitou entendermos e compararmos os diferentes aspectos referentes à visão que estes possuem a respeito do tema abordado. Por meio das falas dos entrevistados pode-se evidenciar que estes compreendem o LEM como um espaço onde é possível desenvolver conhecimentos matemáticos de forma enriquecedora, através de metodologias adequadas. Para os professores, o LEM se configura como uma alternativa importante para a abordagem de conteúdos, auxílio na resolução de problemas e, principalmente, na construção de conhecimentos matemáticos. Além disso, os professores reconhecem a necessidade de uma formação que lhes deem condições de trabalhar neste espaço com os alunos de uma forma mais significativa.

Texto completo: Sem título