Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo é fruto de discussões sobre formação de professores realizada em uma disciplina de um curso de Mestrado em Educação Matemática, em que diferentes perspectivas e referenciais teóricos sobre o tema foram abordados. Temos a intenção de problematizar ações docentes sobre as quais não se tem o hábito de questionar e que muitas vezes são reproduzidas sem que ocorram quaisquer reflexões a respeito. Apresentamos uma compreensão sobre as noções de prática emancipatória e de prática transgressora, como possibilidades de tangenciar as situações adversas diárias as quais nem sempre favorecem o questionamento de práticas tidas como comuns no dia a dia da sala de aula. Procuramos, também, discutir a importância da formação inicial e continuada, e dos espaços de diálogo em que se pode pôr em pauta diversas e diferentes situações relacionadas à escola.


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