Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS
Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O curso que iremos ministrar é fruto de uma atividade de estágio realizada com as alunas do Curso Magistério do Instituto de Educação General Flores da Cunha, atualmente denominado de Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha (IE). A atividade está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRG e aos projetos de pesquisa de mestrado em desenvolvimento pelas autoras sob orientação da Dra. XXXXX. Os projetos de pesquisa situam-se no campo da História da Educação Matemática, e têm como tema a formação de professores na instituição entre 1910 a 1979. O objetivo do minicurso é propiciar aos participantes um estudo histórico sobre a relevância do IE como espaço de formação de professores no Estado do Rio Grande do Sul, além de oportunizar a vivencia de atividades com os blocos lógicos, materiais pedagógicos que eram utilizados na formação de professores durante o período da Matemática Moderna. Para a elaboração das atividades tomamos como aporte as ideias de Dienes (1972) e Dienes e Golding (1969) e alguns estudos sobre o MMM no Rio Grande do Sul.


Texto completo: PDF