Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Deusaguimar Divino da Silva

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


A pesquisa propõe a discussão de inovações para o ensino do conteúdo de geometria na disciplina de Matemática, desconsiderando ideias impostas pela sociedade e pelas mídias, onde o campo das exatas é considerado complexo, sendo de difícil compreensão para os alunos e destinado somente aos gênios. Essa reflexão rodeia a necessidade de aplicar Geometria aos alunos do Ensino Médio de modo qualitativo em que as crianças sintam satisfação em realizar as atividades, pois, podem perceber seu cotidiano empregado nelas. O aluno acarreta muito conhecimento que não é adquirido de modo formal em sala de aula, mas sim na sua vida social, dessa maneira, porque não partir desse conhecimento já existente para alcançar outros saberes no espaço de educação formal? Apresenta-se a ludicidade como maneira de melhorar a qualidade na aprendizagem dos alunos, mediante os jogos, e brincadeiras, além da interdisciplinaridade que, associa a matemática a conteúdos de outras disciplinas e ao cotidiano tornando-a mais simples, real e atraente para ser trabalhada em sala de aula. Apenas sabendo as informações necessárias a brincadeira ou o jogo a ser empregado e vinculando a vontade de ir além, a ludicidade pode expandir a visão do aluno, que possibilita a oportunidade de enxergar o universo matemático de modo descomplicado e encantador. Essa ludicidade aliada a Geometria pode possibilitar que o aluno perceba a utilidade do conteúdo a sua vida, relacionando os exercícios e as formas a materiais usados rotineiramente.

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