Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este trabalho teve por objetivo identificar, descrever e analisar aspectos ligados à História da Matemática presentes em coleções de livros didáticos destinados aos Anos Finais do Ensino Fundamental. A análise utilizou como referência as unidades temáticas e objetos de conhecimentos presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2016, 2017) destinados a esse nível. Assim como orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998), pesquisas de Bianchi (2006) e Carvalho (2011) indicam a História da Matemática como fator motivador para o seu ensino, sendo um excelente recurso para criar situações significativas e relevantes, entretanto, as mesmas pesquisas também indicam restrições à forma com que os processos históricos da matemática são utilizados na sala de aula, deixando de explorar todo o rico potencial para motivar os alunos a aprender e pesquisar. Em busca de elucidar como a História da Matemática permeia os livros didáticos, analisamos os quatro volumes de cada uma de três coleções. Após o estudo e a separação dos temas matemáticos abordados fazendo referência direta ou indiretamente a História da Matemática, cada um deles foi digitalizado e separado de acordo com os eixos determinados pela BNCC, no que se refere aos objetos de ensino que toma como base a adoção dos cinco unidades temáticas que orientam a formulação de seus objetivos de aprendizagem: Números, Geometria, Grandezas e Medidas, Álgebra e Estatística. Ressaltamos também que buscamos referências pedagógicas para análises do trabalho em consonância com os PCN (1998), e em trabalhos sobre o tema, dentre eles destacamos Santos (2013) e D’Ambrósio (2009). Recorremos à organização dos dados em tabelas e gráficos, relacionando os diferentes eixos às obras. Essa análise possibilitou verificarmos o descompasso entre o potencial que o recurso História da Matemática possui e que na maioria das vezes é utilizado apenas restrito a mero enunciado de exercícios ou simples curiosidades.

Palavras-Chave: História da Matemática. Ensino da Matemática. Livros Didáticos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


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