Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nayara Leão Costa

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Resumo: o objetivo deste trabalho é apresentar um projeto sobre o ensino de unidades de medida linear, convencionais e não convencionais, realizado com crianças de nove anos da rede municipal de Belo Horizonte, que obteve bons resultados. No cotidiano nos deparamos com várias situações em que é necessário mensurar distâncias ou usar informações a elas referentes. Então, determinar medidas de comprimento e fazer o uso adequado das unidades relativas permeia a vida humana. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática, para o segundo ciclo, apresentam três metas específicas para o estudo de medidas: construir o significado das medidas; utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais, selecionando o mais adequado; e representar o resultado das medições, comparar com estimativas prévias e estabelecer relações entre unidades de medida diferentes. Tendo como referência essas metas, o projeto foi planejado e desenvolvido em cinco etapas: reconstrução histórica da necessidade de medir do ser humano; o uso de unidades de medida não convencionais (palmo e chave) para determinação de comprimentos de objetos do ambiente escolar; confecção de unidades convencionais de medida, com material acessível, pelos discentes e comparação das mesmas com partes do próprio corpo; comparação entre unidades padronizadas de medida e utilização das mesmas para determinação do comprimento de objetos usuais na escola; e o metro e sua relação com partes do corpo de cada criança e a descoberta do decâmetro. A experiência proporciona uma alternativa de trabalho para tornar a aprendizagem mais significativa, compreensível e aplicável.

Palavras Chaves: Medidas de comprimento. Unidades de medida. Anos iniciais do Ensino Fundamental.


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