Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


É inegável que as tecnologias digitais e da comunicação estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e no contexto da educação não é diferente. Atualmente são inúmeros os recursos disponíveis para utilizar diferentes tecnologias digitais como ferramentas incorporadas a prática docente.

Como, desde muito cedo, as crianças estão entrando em contato com as mais diversas tecnologias digitais, pensar uma maneira em que elas se tornem protagonistas em processos de aprendizagem, ou seja, aprendam enquanto executam atividades concretas, parece algo ideal para auxiliar no desenvolvimento integral.  Nesse sentido, a robótica - estudo e a manipulação de robôs – se coloca como uma forte alternativa a ser incorporada na prática docente.

Com o uso de dois kits de robótica, comercializados pela empresa PETE, foram elaboradas oficinais com crianças de idades entre 3 anos e meio e 5 anos e 11 meses da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, onde elas participaram desde a discussão do conceito de robô, até a montagem e programação para a execução final de uma atividade que envolvia conceitos matemáticos previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

Através da implementação dessas oficinas e analisando os resultados obtidos no decorrer das atividades, estuda-se as possibilidades de implementar a robótica na Educação Infantil.

Texto completo: PDF