Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO
Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


O presente trabalho relata alguns resultados obtidos em um projeto de pesquisa que teve como objetivo geral verificar a frequência no uso do laboratório de informática pelos professores de matemática nas escolas públicas de ensino fundamental II e ensino médio do município de Sorriso/MT. A pesquisa foi realizada através de visitas em locuo às escolas para verificar a existência de laboratórios de informática e sua situação física. Na oportunidade entrevistamos os professores de matemática dessas escolas para relatarem sobre suas praticas pedagógicas no laboratório de informática: intensidade de uso do laboratório, dificuldades encontradas na prática dessas aulas, sua opinião sobre a importância de tais praticas e sugestões para melhoria na qualidade das aulas. Também foram aplicados questionários aos alunos, sobre a intensidade do uso pedagógico do laboratório de informática pelos professores em geral e também pelo professor de matemática. Os dados produzidos até o momento nos permitem inferir principalmente quanto à estrutura física, das 14 escolas públicas visitadas, constatamos que apenas duas não possuíam laboratório de informática. Ao todo, as escolas possuíam 273 computadores disponíveis nos laboratórios de informática, sendo que desses 102 estavam danificados e impossibilitados de serem utilizados. Apenas duas escolas dispunham de mais de 30 computadores sendo este um dado preocupante, pois a maioria das turmas possui mais de 30 alunos, o que inviabilizaria o uso individual durante as aulas. De maneira específica, uma das escolas possui a média de incríveis 239 alunos por computador em perfeitas condições de uso. A esse respeito, compreendemos que a inserção de computadores nas escolas por si só, não implica na mudança efetiva de práticas docentes pautadas no não uso desta ferramenta. Entretanto, uma infraestrutura adequada pode sim favorecer a utilização desse recurso por parte de professores e alunos.

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