Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A GEOMETRIA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Adriane Regina Bravo Mendes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: O presente trabalho teve por objetivo investigar como o eixo Geometria é trabalhado nos anos iniciais do ensino fundamental. As perguntas norteadoras foram: por que os conteúdos de Geometria, nos anos inicias, são trabalhados de forma superficial ou deixados para o fim do ano letivo? Por que os professores não trabalham estes conteúdos de diferentes maneiras? Tratou-se de um estudo qualitativo com uma metodologia desenvolvida na investigação/ação e fundamentada em pesquisas bibliográficas oportunas. Realizou-se uma sequência didática com atividades diferenciadas envolvendo a Geometria e a Literatura Infantil, em uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola do município de São Bernardo do Campo. A proposta envolveu os livros de literatura infantil, que apresentam um conteúdo matemático e proporcionaram aprendizagens contribuindo com o processo de ensino. O trabalho baseou-se na tendência em Matemática denominada “Literatura e Matemática” que  apresenta aspectos interdisciplinares para o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras Chaves: Geometria. Alfabetização Matemática. Anos Iniciais. Literatura Infantil


Texto completo: PDF