Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXERCÍCIOS OU BRINCADEIRA?
Renan Paloschi Zanandréa, Gisele Taís Piovesan, Sandra Mara Marasini

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de dois estagiários e sua orientadora na busca de estratégias de proposição de exercícios em aulas de matemática que motivassem o interesse dos estudantes para a aprendizagem matemática. Após estudos bibliográficos das tendências em Educação Matemática, o grupo decidiu pelo uso do jogo educativo na elaboração de situações de exercícios no ensino de conceitos algébricos para estudantes do ensino fundamental II. Os jogos, além de tornarem as aulas de matemática mais atrativas pelo caráter lúdico da atividade, permitiram aos professores estagiários, propor uma lista extensa de atividades, sem configurar-se para os estudantes, como atividade de exercícios. Para isso, os jogos escolhidos foram jogos que já fazem parte do cotidiano das pessoas, a exemplo da trilha, bingo, memória e loteria, exigindo somente a adaptação das regras para que a função educativa tivesse peso maior da função lúdica ao jogar. Apesar de serem turmas de municípios diferentes e conceitos algébricos diferentes, as experiências vivenciadas pelos estagiários apontaram a validade do uso de jogo como estratégia metodológica na proposição de exercícios em aulas de matemática, dependendo do tipo de planejamento assumido pelo professor. Desta forma, além de verificar a viabilidade da proposta foi possível constatar que o jogo contribui para a aprendizagem matemática, na medida que permite o desenvolvimento de conceitos matemáticos e de valores associados a atividade de jogos.


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