Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Cleberson Pereira Arruda

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato tem como objetivo apresentar a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática (FMEM) de um curso de Pedagogia, e sua contribuição na formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. É resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica, acerca da ementa e das bibliografias propostas no projeto pedagógico do curso. Emergidas do trabalho do professor da disciplina, autor deste relato, as reflexões evidenciam que a ementa atende a formação dos licenciandos sobre os fundamentos da Matemática, e as metodologias para o seu ensino nos anos iniciais. Ressalta, também, a importância da inserção de conteúdos relevantes para o processo formativo, crítico e reflexivo dos licenciandos, incluindo a proposta de inclusão de outras bibliografias complementares.

Texto completo: PDF