Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES À CERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Charlâni Ferreira Batista Rafael, Jutta Reuwsaat Justo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Refletir sobre o ensino de Matemática utilizando tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) não é tão inquietante quanto, se o fizermos, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), haja vista que a bagagem histórica que essa modalidade de ensino traz permite que compreendamos parte da atual realidade. Este artigo é proveniente  de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais de uma cidade situada no interior da Bahia com turmas do IV Estágio que corresponde às séries 6ª e 7ª. Objetivando investigar como acontece o ensino de Matemática utilizando as TIC em turmas da EJA,  fomos em busca de dados utilizando instrumentos como entrevista e aplicação de atividades utilizando o computador. Mas, nessa apresentação nos limitaremos a mostrar os resultados obtidos por meio da entrevista. A pesquisa se trata de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para a análise de dados, tomamos os objetivos como categorias. Sendo eles: Identificar a  estrutura física, em relação às TIC, disponível para a EJA em Barreiras/BA e Investigar a percepção dos professores de Matemática da EJA em relação ao uso das TIC no processo de ensino. A pesquisa evidenciou a falta das TIC nas aulas de Matemática, na EJA e, a necessidade de uma atenção especial por parte de toda  a comunidade escolar.

Texto completo: PDF