Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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DISCALCULIA: O CÉREBRO E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta um estudo acerca do cérebro e as habilidades matemáticas, referindo-se, em particular, à Discalculia. O objetivo é diferenciar os conceitos de dificuldades e de Transtorno de Aprendizagem Específico da Matemática, apresentar aa definição deste transtorno e as habilidades prejudicadas que estão envolvidas. Para tanto, busca averiguar e definir o transtorno da discalculia por meio de diferentes autores, da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID -10 e do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – DSM-V. E, para compreender mais amplamente esse transtorno, apresenta algumas funções cerebrais, em particular aquelas envolvidas na resolução de atividades que envolvem a Matemática, e Testes padronizados utilizados na avaliação das habilidades matemáticas. Evidencia a dificuldade em encontrar testes que auxiliam especificamente no processo de diagnóstico da discalculia. Aponta para a necessidade de aprofundar estudos acerca da discalculia criando condições que possibilitem ampliar o conhecimento acerca do transtorno, facilitando o diagnóstico do mesmo.

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