Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este texto é reflexo de um trabalho monográfico, que discute as concepções de professores formadores de professores de Matemática. As inquietações que resultaram na elaboração deste estudo surgiram mediante a participação em eventos científicos e no Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI), o que possibilitou a discussão da temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, cujo objetivo é analisar para compreender concepções de professores formadores de professores de Matemática acerca da matemática e seu ensino. Para tanto, inicialmente, optamos por realizar o estado da arte referente a temática a partir do projeto Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática, período 2001 a 2012, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática (GEPFPM). Como critério de seleção dos trabalhos optou-se em analisar os trabalhos acadêmicos, desenvolvidos no âmbito da Licenciatura em Matemática e que definissem o termo concepção. Também foram aplicados questionários junto aos professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Jussara. Para responder ao questionário, o professor precisava além de atuar no curso, ser licenciado em Matemática e se dispor a respondê-lo. Portanto, os resultados preliminares da pesquisa foi possível perceber uma expressiva literatura dedicada ao tema, no âmbito da formação inicial de professores, mas verificamos que poucos autores definem o termo concepções ou assumem um conceito em sua pesquisa. Também que o termo concepções é empregado por muitos autores como sinônimo de crenças, não existindo um consenso entre eles sobre a diferenciação entre os termos. Com o presente trabalho, espera-se apontar contribuições para o debate com relação a educação matemática, com a formação de professores formadores e com as concepções destes a cerca da Matemática e seu ensino.


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