Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A Ludicidade na Educação Matemática
JOÃO BOSCO MARQUES OLIVEIRA, Laynny Karla Beraldo Malta

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Resumo: a ludicidade é um dos métodos que o professor pode utilizar para engrandecer suas aulas, pois a matemática é uma das matérias que os alunos possuem mais dificuldade de compreensão, fazendo-os muitas vezes desinteressar pela matemática. Algumas atividades que os alunos exercem durante o recreio ou até mesmo fora da escola, possuem conexão com a matemática tais como: noções de espaço, probabilidade, entre outros. E por que não utilizar essas atividades para se aprender matemática? Pois se aplicado algumas dessas brincadeiras que os alunos utilizam no cotidiano, as aulas de matemática seriam muito mais atraentes para o aluno, onde eles teriam outra visão da matemática, e o professor ao invés de ficar aulas e aulas para ensinar um conteúdo, poderia aplicar uma brincadeira do cotidiano dos alunos onde tem conceitos matemáticos envolvidos para que o aluno participe ativamente e compreenda o conteúdo, em vista da matemática ter conteúdos que são complexo de mais para se ensinar apenas no quadro e giz. O que acontece é que muitos alunos vão à escola para obter conhecimento e por muitas vezes retornam as suas casas sem aprender o básico, e isso acontece por estarem dispersos a aulas e não prestarem atenção na explicação do conteúdo, onde por muitas vezes a aula monótona que o professor reproduz constantemente, faz com que o aluno perca o foco e desvie do objetivo proposto que é aprender.

Texto completo: PDF