Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “Inovando o Currículo de Matemática Através da Incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação”, que tem por objetivo a apresentação de propostas diferenciadas no desenvolvimento dos conteúdos de Matemática, principalmente com o uso de tecnologias que já fazem parte do dia a dia dos estudantes, visando proporcionar aos mesmos, a construção do conhecimento através da observação e manipulação de aplicativos e softwares. Desta forma, buscou-se investigar atividades didáticas que utilizam tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem das funções, mais especificamente à compreensão do comportamento das curvas que representam as funções. Após o mapeamento das ferramentas digitais, optou-se por utilizar o software GeoGebra. Nas atividades propostas, os estudantes utilizam o software para analisar famílias de funções e estabelecer relações entre as representações gráficas e algébricas destas famílias.  Nesse relato apresentam-se as atividades com funções do 1º e 2º graus. Acredita-se que o uso de tecnologias informáticas em sala de aula torna o ambiente propício para a aprendizagem, colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Propõem-se mudanças nas práticas de sala de aula através de reflexões acerca da utilização do GeoGebra.

Texto completo: PDF