Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS)
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada no IV Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (EEMAI), em 2016, na Universidade Federal de São Carlos, a partir de um curso sobre “Educação Estatística nos Anos Iniciais”. O curso foi desenvolvido em dois momentos: um teórico e outro prático. O momento teórico foi baseado a partir do texto da Gitirana (2014) publicado no caderno 7, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No momento prático os participantes do curso desenvolveram uma pesquisa, de acordo com as discussões realizadas na parte teórica. Concluímos, então, que a atividade evidenciou dois pontos que os professores consideraram fundamentais: a possibilidade de desenvolver atividades de estatística com outro olhar, a partir de atividades investigativas com o levantamento de hipóteses e problematizações; a importância do ensino de estatística na formação dos professores dos anos iniciais.

Texto completo: PDF