Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Livia Paim da Silva, Marlise Geller

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


 

Esta pesquisa apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado realizada em uma escola de Educação Profissional, cujo objetivo é investigar como alunos de inclusão inseridos no Programa Jovem Aprendiz (re)articulam conhecimentos matemáticos visando sua inserção no mercado de trabalho, a partir de atividades práticas realizadas em um Laboratório de Aprendizagem a fim de verificar como desenvolvem competências e habilidade). Como metodología de pesquisa empregou-se uma abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados constituída por três momentos distintos: a investigação dos conhecimentos matemáticos dos alunos participantes, a organização do espaço, por meio de atividades de exposição e precificação e, a vivência de atividades nesse Laboratório estabelecendo uma rotina de trabalho. Constatou-se que, ao promover atividades que simulam a prática, foi possível desencadear mudanças em competências profissionais dos participantes da pesquisa.

Palavras chave: Educação Matemática. Educação Profissional. Educação Inclusiva. Pessoa com Deficiência.


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