Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOB A LUZ DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O objetivo deste artigo é o de investigar quais são os conhecimentos previstos nas disciplinas pertencentes à Prática como Componente Curricular da Licenciatura em Matemática de uma determinada Instituição pública federal. Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado em andamento do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Para este artigo analisamos o Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática, em relação às disciplinas de Prática como Componente Curricular tomando como base as categorias de Ball, Thames e Phelps sobre o conhecimento matemático para o ensino. A análise aponta que nestas disciplinas prevalecem o conhecimento especializado de conteúdo e que as disciplinas de Prática Pedagógica se enquadram em mais de uma categoria. E ainda, observamos a carência de disciplinas que abordem o conhecimento de conteúdo e de estudantes.

Texto completo: PDF