Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Sequências textuais na expressão do processo de Modelagem Matemáticade estudantes do Ensino Médio
MORGANA SCHELLER, Danusa de Lara Bonotto

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo analisa os estilos textuais utilizados por estudantes do Ensino Médio Integrado na expressão do processo de Modelagem Matemática (MM). Para isto, analisou-se os escritos de uma seleção composta por dez produções em que os estudantes utilizaram MM para estudar e compreender fenômenos da realidade de seu curso técnico. A análise considerou os pressupostos a respeito de sequências textuais de Jean Paul Bronckart. Os resultados indicaram que os estudantes expressam o processo de MM com textos constituídos de sequências textuais variadas, predominando a explicação, a dissertação e argumentação. Isso é indicativo que o processo de expressão de MM propicia a utilização de sequências textuais que superam a linguagem comum e aproximam-se das caraterísticas da linguagem científica.

Texto completo: PDF