Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PENSAMENTO ARITMÉTICO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neide Alves Schaeffer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta comunicação é um recorte da dissertação de mestrado que tem por objetivo  analisar os níveis do pensamento aritmético em estudantes do 6º anos do Ensino Fundamental  de uma escola estadual do Município de Sapucaia do Sul, RS. Foi proposto um experimento no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), para avaliar o desempenho dos estudantes quando confrontados com os conceitos estudados anteriormente, ou seja, do 1º ao 5º anos, tangente aos Números Naturais, busca-se à revisão e a ampliação deste conjunto numérico, no que concerne aos seus conceitos iniciais e suas propriedades; as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, tanto relativo à tabuada quanto as expressões numéricas; a resolução de problemas em situações do cotidiano; ao uso do  Quadro Valor Lugar. Serão utilizados os testes adaptativos do SIENA para avaliação do nível de pensamento aritmético de um grupo de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental O ambiente de investigação no SIENA foi construído pelas seguintes ações: grafo dos conceitos e o banco de questões para cada conceito a ser avaliado nos testes adaptativos. Apresenta-se neste trabalho o ambiente de investigação no SIENA.


Texto completo: PDF