Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa
Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria

Última alteração: 16-09-2017

Resumo


Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o ensino de matemática, no ensino básico, a partir de uma abordagem dialógica e investigativa. Para esse fim, será utilizado o jogo máquina de função, desenvolvido por Borba (2008), com a finalidade de promover um ambiente de sala de aula mais prazeroso e estimulante aos alunos. A partir deste jogo reflete-se sobre o envolvimento de alunos do terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual de Período Integral Professor Alcide Jubé da cidade de Goiás – GO. Entende-se que, por meio da realização do jogo máquina de funções, os alunos assumiram sua responsabilidade no processo de aprendizagem ao compartilharem suas ideias, questionarem os colegas e professor, testarem seus pontos de vista, argumentarem matematicamente. Mostraram-se envolvidos no processo a ponto de quererem descobrir, por si mesmos, as relações envolvidas nas atividades a eles sugeridas. Considera-se que o jogo na sala de aula de matemática pode promover uma interação, entre alunos e entre alunos e professor, com vistas à produção de conhecimento matemático. Interações deste tipo podem ser mais motivadoras aos alunos que aulas centradas na transmissão de informações. Ambientes deste tipo podem resultar em maior probabilidade para que os alunos se reconheçam como sujeitos produtores de conhecimento.

 

 

Palavras Chaves: Educação matemática; Jogos matemáticos; Formação crítica; Formação autônoma.


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