Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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LESSON STUDY: UM CONTEXTO FAVORÁVEL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Renata Camacho Bezerra

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Diversas pesquisas apontam que a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no país é problemática e nunca foi prioridade, além disso, pesquisas teóricas e empíricas mostram que a formação inicial não dá conta de formar o professor, sendo necessário uma formação continuada. É fato que necessitamos de uma formação continuada que vá muito além de preencher lacunas da formação inicial e que venha de encontro as expectativas dos docentes. Diante desse cenário surge como possibilidade a Lesson Study. Este contexto de formação é privilegiado, pois permite ao professor refletir, analisar, discutir, planejar suas aulas no e com o coletivo, tendo como foco o conteúdo matemático. O ponto e partida e de chegada é sempre a prática do professor, saímos da prática, passamos pela teoria e voltamos à prática. Um grupo de professores elaboram um plano de aula e realizam o mesmo, as fases da Lesson Study são: planejamento – quando conjuntamente os professores escolhem um conceito matemático para ser abordado, pensam objetivos, definem atividades para a elaboração da sequência didática; observação – quando há a realização da aula e a mesma é observada/filmada por alguns professores do grupo; reflexão – a aula planejada no e com o grupo, após a sua realização é assistida e discutida no e com o coletivo e caso necessário é reelaborada e realizada novamente. É fato que diversas pesquisas apontam que a formação continuada que privilegia o grupo, o contexto colaborativo e a reflexão, promovem o desenvolvimento profissional ao longo do processo, no entanto, o contexto da Lesson Study se destaca dentre os demais, no sentido de enfrentamento a defasagem de conteúdo que os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental apresentam já que a linha condutora do trabalho é a prática do próprio professor.


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