Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE
Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Neste estudo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando rodas de conversa como método de coleta de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Com a proposta investigativa objetivamos entender como os pescadores artesanais os conceitos matemáticos com situações cotidianas, bem como a percepção do pesquisador quanto às dificuldades expressas pelos sujeitos, pautadas em uma atividade abordando os conceitos de matrizes. Percebemos que os pescadores pesquisados percebem a presença da matemática no seu cotidiano, mas apresentam exemplos básicos como: realizar compras, lidar com dinheiro, executar relações métricas; relacionados às operações básicas, ou a presença da quantificação e até mesmo de algumas formas geométricas; etc. No que tange aos conceitos mais avançados da área da matemática, percebemos algumas dificuldades demonstradas, principalmente, em perceber a aplicação e posteriormente realizar as relações.


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